segunda-feira, 28 de março de 2011

Quibe Assado


Comida Árabe...Eu simplesmente adoro. A receita de quibe que eu tenho é de família, minha mãe usa ela há anos e é realmente uma delícia. 
Mas ainda faltava uma receita de um quibe igual ao que comemos em restaurantes famosos como Almanara e Arábia. Sem querer fuçando na internet me deparei com essa, que não me parecia difícil e por isso resolvi testar no almoço de sábado.

Valeu a pena!!!


Para a Base do Quibe
- 1/2 kg de patinho moido sem nervos e sem gorduras
- 1 1/2 xícara de trigo fino para quibe (eu sempre uso um importado, nunco o Yoki classico porque ele é grosso)
- 2 xícaras de hortelã fresca
- 1 cebola pequena ralada
- Pimenta do Reino à gosto moída na hora
- 1 colher de chá de pimenta síria (é ela que dá o sabor diferente)
- algumas pedras de gelo

Para o Recheio do Quibe
- 1/2 kg de coxão mole moído
- 02 cebolas médias bem picadinhas
- 03 dentes de alho socados
- 1 colher de chá de pimenta síria
- Pimenta do Reino à gosto moída na hora
- Salsinha picada
- 1/2 xícara de nozes picadas
- Azeite para dourar

Preparando a Base do Quibe
Em primeiro lugar deve-se lavar o trigo e deixar de molho por, no máximo, 10 minutos. O segredo desde passo é deixa o trigo bem escorrido, para isso eu uso um pano de prato para me auxiliar. Coloco todo o trigo já previamente escorrigo dentro do pano de prato, formou uma trouxinha e espremo toda a água restante.

Usando um mini processador, pique a cebola bem miudinho e junto com ela adicione as folhas de hortelã.
Junte primeiro o trigo à carne (patinho) misturando até homegenizar (já pode usar as mãos) e já coloque algumas pedras de gelo. Ele ajudará a esfriar suas mãos e dar o ponto do quibe. Depois acrescente o mix de cebola com hortelã e os temperos.
Depois de bem misturado separe a massa em duas partes.

Preparando o Recheio
Aqueça uma panela com um fiozinho de azeite e coloque as nozes já picados para dourar.
É um processo bem rápido, cuidado para não queimar. Depois de aproximadamente 5 minutos retire e reserve; o ponto para tirar deve ser quando as nozes começam a soltar seu aroma característico.

Na mesma frigideira coloque mais um pouco de azeite e doure a cebola e o alho. Em seguida acrescente a carne moída e os temperos, refogue bem. Cuidado apenas para não reforgar demais edeixar a carne ressecada. Retira no forno e deixar esfriar. Depois acrescente as nozes.

Montando o Quibe
Unte uma travessa grande com azeite. Pegue a primeira metade do quibe cru e disponha até que fique uniforme. Por cima coloque o recheio já frio.
Agora pegue a segunda parte do quibe cru e já abrindo com as mãos em uma superfície lisa e aos poucos colocando por cima do recheio.
Depois alise toda superfície do quibe, regue com azeite de oliva, marque com uma faca retangulos por cima e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 25 a 30 minutos.

Sirva com uma salada verde...ou com coalhada...e até arroz branco!

As quantidades acima são o suficiente para servir 04 pessoas.
Vale a pena fazer, a receita parece complicada mas não é...Muito pelo contrário...

Vou começar a desvendar a culinária internacional Lá Na Minha Cozinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário