quinta-feira, 24 de março de 2011

Salada de Camembert Quente em Crosta de Mel

Nossa! Mais uma daquelas receitas que me dão água na boca só de postar aqui.

Essa foi descoberta essa semana mesmo sem querer. Eu estava revisitando alguns dos sites que constam na linha lista de favoritos e navegando por um deles me deparei com essa delícia.

O camembert tem uma presença forte, mais ácida, por isso se prefere algo mais suave tente usar o brie. Eu estou querendo testar até com o queijo de cabra, ele deve ficar muito cremoso.

Eu arrisco dizer que não necessariamente ele precisa ser servido com salada, ele pode ser preparado dessa forma e levado à mesa como aperitivo. Uma boa taça de vinho deverá acompanhá-lo bem, mas como de vinho eu não entendo nada voltaremos a receita.


Para a Salada
- Folhas verdes variadas
- 03 figos maduros
- 03 colheres de sopa de mel
- Lâminas de amêndoas para acompanhar
O tempero usei o mesmo que postei no " Omelete de Claras com Cogumelos".

Para o Camembert
- 200 grs de queijo (divido em duas porções)
- 40 grs de lâminas de amêndoas trituradas (uma farinha grossa)
- 30 grs de farinha de pão (farinha de rosca)
- 05 colheres de sopa de mel
- 01 gema de ovo pequena

As dicas...
Eu usei todos os ingredientes acima, mas fiquei na dúvida se havia necessidade da gema do ovo. Ela é usada para empanar o queijo porém acho que só pincelar o mel é uma alternativa mais saborosa.
Eu também misturei a farinha com as amêndoas trituradas mas só a farinha grossa das amêndoa pode ser o suficiente.
A quantidade individual de queijo (100grs) é uma boa quantia portanto pode ser reduzida sem problemas.
Farei esses testes na próxima vez.

O Preparo
Primeiro separe a gema da clara e bata com o auxilio de um garfo, depois acrescente o mel e mexa para incorporar; reserve.
Misture a farinha de rosca com as amêndoas, tempere com sal e pimenta e reserve.
Pré aqueça o forno a 200°.

Agora pegue o queijo, passe na mistura de ovos com mel e depois na farinha.
Leve ao forno por aproximadamente 10 minutos ou até que doure a farinha.

Enquanto o queijo está no forno prepare os figos.
Corte eles ao meio e aqueça uma frigideira antiaderente com o mel. Disponha os figos com a polpa pra baixo e aos poucos vá lambuzando ele todo no mel. Deixe por aproximadamente 05 minutos e coloque ao lado da salada já temperada.

Retire os queijos do forno, coloque sob a salada e sirva. Algumas fatias de pão integral acompanham muito bem este prato.

O queijo fica crocante por fora e muito, muito cremoso por dentro, a textura lembra um requeijão. Ele também pode ser servido como aperitivo em almoços, jantares ou happy hours.

Queijos, queijos e mais queijos...Cada vez mais me encanto por eles e descubro novas formas de servi-los Lá Na Minha Cozinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário