quarta-feira, 13 de abril de 2011

Macarons de Chocolate

Depois de uma semana em Paris eu confesso que me tornei uma pessoa mais exigente e uma cozinheira mais completa! De verdade essa viagem mudou minha forma de ver, sentir e fazer comida!

Na bagagem eu trouxe novos sabores, novas cores e novas receitas também. Entre elas a receita de macarons! Já tempos eu queria testa-la mas como nunca havia comido essa iguaria ainda me sentia insegura de fazer sem saber sua textura e seu sabor.

Então resolvi guardar essa experiência para Paris, não havia melhor lugar para que eu experimentasse pela primeira vez essas moedinhas coloridas e cheias de requinte.

Depois de testadas e muitoooooo mais do que aprovadas eu resolvi fazer em casa.
Achei super fácil e sem muitos segredos, mas precisa ter muita paciência e dedicação pois são docinhos muito frágeis e precisam ser tratados com muito cuidado!

Vou primeiro postar a receita do mais clássico que é o de Chocolate, depois acrescento a de Framboesa.




Macarrons de Chocolate
- 45 grs de amêndoas moídas
- 08 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
- 01 colher de sopa de chocolate em pó
- 01 clara de ovo
- 01 colher de sopa de açúcar refinado

Algumas dicas:
- As amêndoas precisam estar bem fininhas, o ideal é usar farinha de amêndoas já pronta, mas são caras e não são fáceis de achar. Eu comprei elas em lâminas, porque já vem sem a pele então é só triturar, e passei no mini processador.
Porém acho que esse processo deverá ficar melhor no liquidificador mesmo.
- Caso compre elas com a pele, para retirar é só colocá-las em água fervente por uns 2 a 3 minutos que a pele saí com facilidade. Depois o importante é secá-las bem para que na hora de triturar elas não umedeçam a farinha e forme uma pasta.
A outra dica é após retirar a pele colocar no forno bem quente por uns 2 a 3 minutos também, assim elas ficam no ponto certo para colocar no liquidificador.

Como preparar
Misture a amêndoa triturada, o açúcar de confeiteiro e o chocolate em pó para obter uma mistura bem fina, eu passei tudo na peneira.

Bata as claras em neve, e quando começarem a ganhar consistência vá adicionado progressivamente o açúcar refinado, bata até atingirem uma consistência firme.

Agora aos poucos incorpore o mistura já peneirada às claras, faça de forma delicada com a espátula até ficar homogênea.

Coloque a massa no saco de confeitar para que forme "moedinhas" pequenas de aproximadamente 3 cm sobre uma assadeira forrada com papel manteiga; enquanto isso pré aqueça o forno.

Cuidado para não deixar as "moedinhas" muito perto umas das outras para não grudarem, essa é uma massa muito delicada então todo cuidado é pouco.

Depois de formas as "moedinhas", deixa-as descansando por 20 minutos ou mais. Esse processo é importante para formar um casquinha por cima da massa.

Depois leve ao forno por mais ou menos 10 ou 15 minutos, tome muito cuidado pois o cozimento dessa massa é super rápido, se descuidar por 01 minuto que seja pode perder a fornada (aconteceu comigo).

Para rechear os macarrons você pode utilizar Ganache de Chocolate Ao Leite, Amargo, Branco....

Vou passar a receita da Ganache de Chocolate Meio Amargo:
- 1 xícara de chocolate meio amargo bem picado
- 1 xícara de creme de leite fresco
- 4 colheres de chá de açúcar de confeiteiro (opcional)
- 1 pitada de sal (opcional)

Primeiro, pique o chocolate depois esquente o creme de leite em fogo médio até que comece a ferver. Assim que começar a ferver, desligue e coloque o chocolate picado, mexendo para o chocolate derreta completamente.
Quando o chocolate tiver derretido por completo, se quiser, misture o açúcar e o sal.

Caso coloque o açúcar na receita ele vai endurecer depois, formando uma casquinha.

Para a ganache de chocolate branco apenas troque a base por chocolate branco se quiser umas raspinhas de limão siciliano.

Para obter uma consistência mais fofa depois de pronto bata a ganache na batedeira, assim poderá utiliza-lo com o bico de confeitar.

Depois dos macarrons já assados, espere esfriar para retiralos da forma. Aplique a ganache em uma das metades da "moedinha" e depois junte com outra metade.

Prontinho!!! Agora é só saborear com um cafézinho expresso bem quentinho e esperar a próxima fornada Lá Na Minha Cozinha!





Nenhum comentário:

Postar um comentário