Nossa! Depois que quase um mês consigo voltar pra atualizar o blog e colocar o prato principal do jantar de aniversário do meu sogro....
Vamos ao Magret e seus acompanhamentos!!!
O segredo do magret é grelhá-lo na panela de ferro, faz muita fumaça, requer paciência e um pouco de conhecimento sobre essa carne, ela não pode passar muito e nem ficar crua demais.
Porém tudo vale a pena quando você saboreia esse prato.
(para 7 pessoas)
Magret
- 07 magrets de pato descongelados
- sal
- pimenta
- manteiga para untar a panela de ferro
Frutas Vermelhas
- 150 grs de framboesa congelada
- 150 grs de morango fresco
- 50 grs de manteiga bem gelada
- 200 ml de vinagre balsâmico
- 200 ml de vinho do porto
- 01 tablete de caldo de legumes dissolvido em 1/4 de xícara de água
- açúcar para cortar um pouco da acidez das frutas
Cogumelos
- 800 grs de cogumelos diversos (shimeji, shitake, paris)
- manteiga
- 02 dentes de alho
- sal
- salsinha
A receita do Purê de Maça já postei junto com o Carré de Cordeiro....
Eu precisei começar os preparativos um dia anterior pois não tinha tempo de fazer tudo na hora e, sinceramente, foi a melhor coisa que fiz. O molho de frutas vermelhas, apesar de bastante simples no preparo, requer ao menos 01 hora de fogo e isso atrapalha todo o processo. O ideal é fazê-lo bem antes ou começar com antecedência.
Os Preparos
Comece pelo molho de frutas vermelhas, aqueça uma panela antiaderente e coloque as frutas vermelhas. Assim que estiverem aquecidas coloque o vinagre balsâmico, espere evaporar e na sequência o vinho de porto, depois coloque o caldo de legumes. Agora é a parte mais demorada, deixe reduzir o líquido por mais ou menos 01 hora. Esse tempo pode variar dependendo do seu fogão, a idéia é reduzir mesmo. Depois de reduzido coloque a manteiga bem gelada pois ela dará o brilho e a cremosidade ao molho. Reserve.
O preparo dos cogumelos não tem nenhum segredo. Apenas aqueça uma panela com a manteiga, doure o alho e em seguida coloque os cogumelos. Tempere com sal. Eles soltarão muita água, espere evaporar, acerte o sal se necessário. Desligue. Salpique a salsinha fresca e reserve.
Agora o grand finalle, o MAGRET!!
Aqueça bem uma panela de ferro, caso não tenha pode ser uma frigideira de fundo grosso.
Enquanto aquece, tempere o magret dos dois lados com sal e pimenta moída na hora. Na hora de grelhar comece pela gordura, o magret tem uma grande capa de gordura de um dos lados que deve ser preservada. Não é preciso untar a panela pois essa gordura vai derreter e ajudar a não grudar e também a grelhar. Depois que a gordura estiver bem douradinha, o tempo varia dependendo da panela e do fogo, vire o magret para dourar do outro lado.
O segredo é deixar o miolo dele vermelhinho, é assim que se come essa ave; caso contrário ele fica duro e sem gosto.
Depois de grelhado é hora de montar o prato.
Comece fazendo uma "caminha" com o purê de maçã, depois disponha o magret já fatiado por cima e finalize com o molho de frutas vermelhas. Ao lado coloque uma colher dos cogumelos e pronto!
Um típico prato da gastronomia francesa Lá Na Minha Cozinha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário