sexta-feira, 17 de junho de 2011

Enroladinho de Presunto e Queijo


Essa receitinha eu fiz num domingo friozinho que deu vontade de comer alguma coisa meio gordinha....rs...Tinha certeza que já tinha postado aqui, mas acabei esquecendo.

Essa era mais uma receita que eu queria fazer há muito tempo....Na verdade há muito tempo mesmo....Eu comia enroladinho de presunto e queijo na cantina da escola quando era criança e sempre falava pra minha mãe que eu queria fazer.

Depois de alguns anos eu achei uma receita que acredito ser parecida com a da cantina...Ficou demaissssss!!!



A Massa
- 01 tablete de fermento biológico fresco (15grs)
- 01 colher de sopa de açúcar
- 01 xícara de chá de leite morno
- 02 ovos
- 02 colheres de sopa de manteiga
- sal a gosto (eu coloquei só uma pitada e foi pouco, a massa ficou sem sal)
- 4 e 1/2 xícaras de farinha de trigo

O Recheio
- 100 grs ou mais de mussarela fatiada (eu acho pouco essa quantidade)
- 100 grs ou mais de presunto ou peito de peru fatiado (eu acho pouco essa quantidade)- 01 tomate pitado sem semente


- Azeitona
- Oregano
- Sal
Para o recheio o que vale é a criatividade, pode colocar o tipo de queijo que preferir, temperos e embutidos diversos. Eu vou tentar fazer com salsicha na próxima receita, a massa é boa pra isso.

Para a massa aqueça o leite em temperatura morna e dissolva o fermento biológico.
Misture o açúcar, os ovos, a margarina e o sal, depois adicione o leite e aos poucos coloque a farinha até a obter uma consistência macia e uniforme na massa, ela deve desgrudar das mãos.
Modele uma bola, coloque em uma tigela, cubra com pano de pratos e leve em lugar quente/aquecido por mais ou menos 1 hora, ela deverá dobrar de tamanho.

Uma dica é esquentar o microondas por 1 minuto ou 1 minuto e meio apenas para deixá-lo mais quentinho e depois colocar essa massa.

Depois que ela crescer divida em pequenas bolinhas para poder abri-las individualmente. A Massa deve fina, com uns 03 mm no máximo, senão ela cresce muito e o enroladinho terá mais massa do que recheio.

Depois de abrir cada um dos disquinhos coloque as fatias de presunto e queijo uma sobre a outra, depois as azeitonas e o tomate com um pouco de oregano. Enrole uma a uma como um rocambole, pincele uma gema e coloque na assadeira untada com margarina e farinha.
Deixe descansar mais alguns minutos para crescer mais um pouco e leve ao forno  por aproximadamente 30 minutos ou até dourar.

Sabores de infância Lá Na Minha Cozinha!




Nenhum comentário:

Postar um comentário