sexta-feira, 13 de julho de 2012

Risoto Limão Siciliano

"Ai filha, a Mamãe está com uma vontade de comer um risoto bem gostoso!" basou essa frase para eu ir pra  cozinha e fazer um jantarzinho pra melhor mãe do mundo, a MINHA!



(a minha foto não ficou boa, peguei essa na internet)

Para 06 pessoas
- 08 xícaras de café cheias de arroz arbóreo (eu uso essa medida sempre, conto mais ou menos uma xícara por pessoa e coloco um "chorinho")
- 01 cebola ralada
- 100 grs de parmesão
- 100 grs de manteiga 
- Suco de 01 limão siciliano e suas raspas
- 01 cálice vinho branco seco
- Água fervente (+ ou - 4 xícaras de chá)
- Caldo de legumes dissolvido em água
- Sal a gosto

O preparo de todo risoto é bem parecido, o grande segredo está em mexer sempre!

Refogue a cebola com a metade da manteiga, assim que estiver transparente coloquei o arroz e deixe ele refogar um pouco, se estiver muito seca a misture adicione um pouco mais de manteiga. Quando o arroz estiver ficando transparente coloque o vinho branco e mexa até evaporar o álcool, depois coloque o suco do limão, metade das raspas e em seguida o caldo de legumes já dissolvido. Acerte o sal, mas lembre-se que ainda teremos parmesão, cuidado para não exagerar.

Agora aos poucos vá colocando a água já fervida, mexendo sempre até que ele fique al dente, mais ou menos 15 minutos. Desligue, adicione o restante da manteiga e das raspas de limão; mexa mais um pouco e sirva ainda quente! Fica uma delícia com um belo medalhão ao ponto!

Se deixar o risoto na panela ele vai secar, e na hora de servir será preciso adicionar mais água e pode passar do ponto.

Caso queira deixar o prato semi pronto faça todo o processo da receita mas deixe o arroz quase cru ainda, quando for servir adicione a água até chegar no ponto certo. Dessa forma o arroz não fica muito cozido e você não passa o tempo todo na cozinha, não que isso seja ruim! :)

Pedido de mãe tem prioridade Lá Na Minha Cozinha!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário