terça-feira, 31 de julho de 2012

Focaccia com Queijo Ralado


Como toda receita de pão, ou sua grande maioria, essa também precisa de um tempo de descanso razoável; mais ou menos 01 hora. Mas de qualquer forma nem é tanto tempo assim, e eu garanto, o resultado vale a pena.

Eu fiz essa receita despretensiosamente ontem de noite, em plena segunda-feira, Lá Na Minha Cozinha nem sempre a segunda é dia de começar a dieta!!!!

Os ingredientes são simples e com certeza tem na sua casa....A foto não ficou muito boa mas dá pra ter uma ideia!



Para o Pão
- 01 xícara e 1/4 de água morna
- 330 grs de farinha de trigo (não medi em xícaras)

- 01 e 1/2 de azeite extra virgem
- 10 grs de fermento biológico seco (01 pacotinho)
- 01 colher (chá) de sal
- 01 pacote de queijo ralado (se achar muito use menos, vai do gosto de cada um)

Misturinha final
- 50 ml de azeite de oliva
- 50 ml de água 
- 1/2 colh(chá) de sal 
Misture tudo com fouet e reserve.


Eu descobri um segredo sobre os pães num programa de TV. Eu adoro fazer pães mas nem sempre eles dão certo e cada um tem uma teoria. Mas com esse "pulo do gato" acho que resolvi o problema dos meus pães. Nunca devemos colocar o sal no começo da receita, ele deve ser a ultima coisa a ser incorporada pois tem o poder de bloquear ou diminuir a ação do fermento, e dai o pão não cresce.

Vamos a receita...

Primeiro dissolva o fermento na água morna, coloque numa bacia e adicione o azeite. Os primeiros passos eu fiz com uma colher até dar o ponto de mexer com as mãos. Aos poucos acrescente a farinha até se tornar uma massa homogênea, nesse momento adicione o sal, sove a massa até que esteja lisa. Cubra a tigela com papel filme e por cima um pano de prato e deixe descansar por 45 minutos. 

Ai vai outro truque, eu liguei o forno por 1 minuto, desliguei e depois coloquei a tigela lá dentro para a massa crescer, apenas tome cuidado para não ficar muito quente e derreter o papel filme ou até mesmo a tigela se for de plástico; eu sempre uso uma de louça mesmo.

Pegue uma assadeira de 18cm x 26cm (esse é o tamanho ideal para o pão ficar mais alto) e unte com azeite. caso não tenha deste tamanho, é claro que pode usar outro.

Depois da massa descansar coloque ela na assadeira e estique até cobri-la toda, com a ponta dos dedos faça marcas na massa e coloque a misturinha de azeite e água por cima. parece que não da certo, mas eu garanto que fica incrível!

Deixe descansar por mais 30 minutos coberto com o papel filme e o pano de prato novamente.


Antes de levar ao forno para assar coloque o queijo ralado e asse por mais ou menos 10-15 minutos, vá acompanhando para não queimar e não deixar cru. Assim ficar pronto retire imediatamente da forma para não ficar úmido, coloquei numa grade de confeitaria.

Sinceramente nem precisa deixar esfriar, ele é uma delícia meio quentinho!!!!

O queijo ralado pode ser substituído pelo ingrediente que quiser, pode colocar azeitonas, alecrim e sal grosso, tomate seco, nozes, enfim o que quiser; só tome cuidado para não colocar nada muito líquido ou úmido, pode ser que desande o pão.

A dieta sempre começa na segunda, não Lá Na Minha Cozinha!!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário