Eu sempre gostei de aniversário, principalmente dos meus. Gosto de ver as pessoas reunidas por um amigo ou parente em comum, gosto do parabéns, gosto do friozinho na barriga horas antes da festa, dos preparativos, gosto de tudo! Mas ultimante tenho gostado de TODOS os aniversários que acontecem na minha família, por um motivo muito simples, tenho tido o prazer e a alegria maior de comemora-los na minha casa. Seja um churrasco, um jantar ou um almoço...só um bolinho. Com isso consigo curtir todos os momentos pois sou eu quem preparo tudo, na maior felicidade.
Organizo o dia e horário, penso na pessoas que vão ser convidadas, cardápio, bolo, decoração e todo o resto; isso tem me trazido momentos de plenitude, onde reúno minha família toda e os melhores amigos de cada um dos aniversariantes. Sinceramente cada dia tem sido o melhor dia da minha vida.
Gosto de ver as pessoas curtindo tudo que faço, saboreando o que cozinho e aproveitando o seu dia na minha casa. Eles acham que não pode existir pessoa mais feliz naquele momento, afinal estão comemorando o seu dia, mas TODOS se enganam porque a pessoa mais feliz naquele momento está logo ali ao seu lado, olhando e cuidando para que tudo seja incrível, essa pessoa sou eu!!!
Bom, fora toda essa felicidade eu ainda consigo fazer o que mais gosto, receitinhas deliciosas Lá Na Minha Cozinha. Dessa vez a comemoramos o aniversário do meu pai e o bolo foi especial: Baba de Moça com Cobertura de Merengue Italiano!
Para a Massa
- 04 claras em neve
- 04 gemas
- 03 xícaras de chá de açúcar
- 03 xícaras de chá de farinha de trigo
- 01 xícara de chá de leite quente
- 01 colher de sopa de fermento químico em pó
- Margarina e farinha de trigo para untar a forma
Bata as claras em neve mas não em picos muito firmes, depois acrescente as gemas uma a uma, depois o açúcar mas sempre batendo em velocidade média. Aos poucos intercale a farinha e o leite, depois de tudo o fermento. Despeje na forma e eleve ao forno por 40 minutos ou até que o bolo asse por inteiro. Deixe esfriar, desenforme e corte o bolo em três partes.
Para o Recheio
- 01 lata de leite condensado
- 01 vidro de leite de coco
- 03 gemas peneiradas
O recheio é bem simples, junte todos os ingredientes numa panela mexa para incorporar e leve ao fogo baixo até ferver e engrossar. O segredo é não parar de mexer e usar um fouet para não empelotar. Depois que engrossar tire do forno e mexa por uns 5 a 7 minutos sem parar para esfriar; reserve.
Para Cobertura
- 03 claras batidas em neve
- 1/2 xícara de água filtrada
- 01 xícara de açúcar
- 01 pacote de coco ralado para decorar
Primeiro misture a água e o açúcar numa panela pequena, leve ao fogo e NÃO mexa mais até o açúcar derreter. O ponto da calda é de fio fino ou a uma temperatura de 112°/115°.
Enquanto ferve bata as claras em neve até obter picos firmes, depois despeje de forma continua mas lenta a calda de açúcar já pronta na batedeira em velocidade alta. As claras deverão dobrar de tamanho; só desligue quando o bowl estiver já frio. Quando começar a despejar a calda ele vai ficar bem quente, mas bata bastante até ele esfriar.
Agora é só colocar por cima do bolo e decorar com o coco ralado.
Depois do bolo pronto, cortado e frio reserve a forma que usou para assar. Coloque a primeira parte do bolo de volta na forma e por cima metade do recheio, coloque a segunda parte do bolo por cima (pode apertar bem) e despeje o restante do recheio e complete com a ultima parte do bolo; aperte bem para poder tirar o ar. Leve a geladeira de um dia pro outro, caso não tenha esse tempo deixe pelo menos duas horas.
Agora é só colocar a cobertura e o coco ralado para decorar...
O bolo fez um mega sucesso, todos levaram marmitas e fiquei sabendo que houveram assaltos na geladeira de noite!!!
Lá Na Minha Cozinha cada aniversário é uma felicidade, principalmente para cozinheira!
Nenhum comentário:
Postar um comentário