quarta-feira, 20 de abril de 2011

Bolo Delicinha de Limão


Eu peguei uma certa paixão por bolos...
Sempre, desde criança, achava muito bonito os bolos na vitrine...Os bolos que minha mãe fazia, mesmo ela achando que ficavam tortos e disformes.

Porém eu mesma nunca fui muito de fazer bolos, na verdade nunca fui de muitos doces. Primeiro porque eu não sou uma fã incondicional e segundo porque na minha casa ninguém come doce exageradamente, com exceção do meu irmão. Então não tinha muitas cobaias.
Mas tudo mudou, eu passei a gostar cada vez mais de doces, quando comecei a fazer minha família passou a experimentar, além do que meu marido e a família dele adoram um bolinho com café; ou seja tenho muitas cobaias.

Sendo assim passei a fazer mais bolos e doces em geral, alguns super simples como esse e outros mais elaborados. Os doces estendem o almoço de domingo, deixa a família ao redor da mesa por mais tempo e faz todo mundo esquecer a dieta!




BOLO
- 03 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada
- 02 colheres de chá de fermento em pó peneiradas
- 1/2 colher de sal
- 200 grs de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 04 ovos
- 01 xícara de chá de leite
- 02 xícaras de chá de açúcar
- raspas de 02 limões
- manteiga e farinha para untar

COBERTURA
- 1/3 xícara de chá de limão espremido
- 2/3 xícara de chá de açúcar refinado

Ligue o forno para pré aquecê-los em temperatura média, agora misture a farinha com o fermento e sal já peneirados e reserve.

Primeiro bata bem a manteiga, até que fique bem fofa. Depois adicione o açúcar e bata mais um pouco, em seguida coloque os ovos um a um batendo bem a cada adição.

Agora diminua a velocidade da batedeira e vá intercalando os ingredientes secos com o leite e continue batendo.

Desligue a batedeira e adicione as raspas de limão e misture com uma espátula
DICA: cuidado quando for retirar as raspas do limão, primeiro lave bem para não ficar resíduos de agrotóxicos ou qualquer sujeira, depois tome muito cuidado para não pegar a parte branca da casca, ela amarga o bolo. O ideal é ter um utensílio que é feito pra isso, caso não tenha use um ralador ou um descascador de legumes.

Despeje a massa numa forma já untada com manteiga e farinha polvilhada, leve ao forno por aproximadamente 45 minutos ou até que o bolo fique firme e douradinho.

Enquanto o bolo assa, faça a cobertura que é super simples.
Misture o limão com o açúcar, depois que o bolo esfriar coloque cuidadosamente por cima do bolo. Quanto mais devagar for colocando, mais o bolo irá absorver e ficar com um sabor incrível!

Mais uma receitinha de bolo feita Lá Na Minha Cozinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário