quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Torta de Cereja

Natal chegando, para mim data inspiradora para novos pratos e novas cobaias também. Muitas das receita que tenho acabo optando por não fazer para que não sobre muita comida, pois minha cobaia oficial não dá conta de comer uma torta inteira sozinho.
Então eu espero essas datas que posso reunir família e amigos para minhas novas aventuras.

Eu tinha praticamente certeza que não ia acertar essa receita, por ser uma torta e principalmente doce, prato que quase nunca pratico.

Essa era mais um das centenas que estão espalhadas nos meu alfarrábios culinários, recebi da minha irmã essa "encomenda" há uns 2 a 3 anos, mais ou menos.
A receita original foi retirada de um famoso seriado americano "Pushing Daises", que confforme o famoso GOOGLE, contava a história de um confeiteiro que tinha o poder de trazer mortos de volta à vida.

Bom, lá fui eu me aventurar na receita da originamente chamada "Torta de cereja para o Final do Verão". Surpreendentemente foi super simples e fácil de fazer apesar das quantidades estranhas que apresentam os ingredientes.

De qualquer forma foi um sucesso e não sobrou nenhum pedacinho para contar história.





 


Ingredientes
- 1/3 de xícara de leite integral
- 1 colher de chá de vinagre (usei de vinho tinto)
- 1 colher de chá de suco de limão
- 2 xícaras generosas de farinha de trigo
- uma pitada de sal
- 1 xícara de manteiga cortada em cubinhos
- 2 1/4 xícaras de açúcar
- 3 colheres de chá de maisena
- 2 colheres de chá de suco de laranja
- 1 colher de chá de raspas de laranja
- 1 colher de café de canela
- 1/4 de colher de essência de amêndoas
- 5 xícaras de cereja cortadas sem caroço
- 1 ovo batido para pincelar

A Massa
Começe batendo o leite, o suco de limão e o vinagre em um recipiente grande até que se torne uma mistura homogênea.
Em outro recipiente misture a farinha de trigo e o sal, em seguida adicione manteiga e vá amassando os cubinhos até formar uma massa espessa.


Agora adicione o leite a massa e mexa até dar o ponto. É uma massa meio dura....não fica muito fácil de abri-la. Agora divida a massa em duas partes, uma um pouco maior que a outra, pois uma será a base a a outra as tirinhas de cima.

Envolva os dois pedaços da massa em papel filme e leve a geladeira por 30 minutos.


O Recheio
Misture 2/3 do açúcasr, a maisena, as raspas da laranja, o suco de laranja, a canela, a essência de amêndoa e o sal, misture bem.
Por último, adicione as cerejas e continue batendo até que se misturem todos os ingredientes; deixe repousar por 30 minutos.

Tire a maior porção de massa, abra em uma forma circular de uns 30cm de diâmetro previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha para evitar que a mistura grude no fundo da forma enquanto assa.


Para fazer as tirinha de cima, abra a menor parte da massa e com a ajuda de uma faquinha vá cortando tiras, quanto mais compridas melhor para decorar.


Coloque o recheio sobre a massa, em seguida, disponha as tiras paralelas de massa depois de forma transversal para formar um quadriculado. Pressione as tiras nos lugares onde se cruzam.


Pincele o ovo batido com umas gotinhas de água para dourar as tirinhas.

Leve ao forno pré aquecido por 30 a 40 minutos, o tempo depende de cada forno
Depois de assada povilhe o restante do açúcar sobre o quadriculado.

Agora só falta levar essa maravilhosa torta ao forno por cerca de 20 minutinhos.


Tire a torta do forno e deixe repousar por 1 hora.

É assim que eu passo as noites de Natal Lá Na Minha Cozinha!

Um comentário: