segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Pão de Azeitona

hummmm...Só de olhar dá água na boca!!!!
Adoro fazer receitas de pães e massas, e essa foi mais uma minhas empreitadas culinárias que ocupou minha tarde de sábado, minha terapia!!!

Levei para o almoço de domingo na casa do meu sogro e fez o maior sucesso, em 15 minutos já tinha acabado!



Ingredientes (as medidas são meio ruins pois estão em ml, mas foi assim que eu usei)
- 90 ml de leite integral
- 60 ml de óleo de girassol, milho ou canola
- 2 ovos
- 25 grs de açúcar
- 01 pitada de sal (cuidado para não salgar pois a azeitona já tem sal)
- 30 grs de fermento biológico
- 350 grs de farinha de trigo (ou mais se necessário)
- 120 grs de azeitonas pretas picadas ( sem caroço, é claro)
- 01 gema para pincelar

O ideal era eu ter usado a batedeira com o gancho, mas eu não tinha e resolvi usar meu multiprocessador. Dá um pouco mais de trabalho, a massa demora mais pra dar o ponto, mas com boa vontade tudo se resolve.

Em primeiro lugar deixe o leite morno para dissilver o fermento. É muito importante não deixar esquentar demais para não perder o ponto da massa depois, o leite muito quente poderá cozinhar os ovos e desandar todo o resto.

Agora junte (na batedeira ou centrífuga) o óleo, o leite já com o fermento, e os ovos. Bata em velocidade baixa, depois adicione as azeitonas e bata mais um pouco.

Coloque o sal e o açúcar, bata mais um pouco e vá adicionando a farinha aos poucos.
Aumente a velocidade e deix ebater até a massa começar a desprender do fundo da batederia, se for necessário coloque mais farinha.

Agora faça uma grande bola com a massa e coloque para crescer em um ambiente quente, eu sempre uso o forno desligado para isso. Cubra com um pano.
Depois que ela dobrar de volume faça pequenas bolinhas, pincele com as gemas e leve ao forno por mais ou menos 30 minutos, retire depois que dourarem e sirva como aperitivo.

A receita parece complicada mas não é....vale a pena fazer!
O único ponto negativo é o rendimento apenas uns 10 a 15 pãezinhos, dependendo do tamanho que fizer.

Cada final de semana que passa, as tardes de sábados ficam mais saborosas Lá Na Minha Cozinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário