terça-feira, 19 de agosto de 2014

Medalhão ao molho de vinho tinto


Adoro fazer jantares diferentes em plena segunda-feira, acho que quebra o ritmo monótono da semana e deixa o nosso estômago mais feliz.


Porção para 2 pessoas

O Filé
- 500 g de filé mignon, pode ser o medalhão já cortado ou a peça. Se comprar a peça corte em pedaços de aproximadamente dois dedos de espessura
- sal e pimenta do reino a gosto
- azeite para grelhar

O molho
- 80 ml de vinho tinto seco (ou Porto)
- 120 ml de caldo de carne (como fazer o caldo de carne é muito complicado e demorado, eu usei aquele de tablete mesmo,não dá o mesmo sabor mas quebra o galho. Sendo assim, dissolver um tablete em 120 ml de água fervente)
- 40 ml de vinagre balsâmico
- Sal a gosto
- 1 colher de chá de manteiga gelada


Tempere os filés já cortados com sal e pimenta. Coloque um fio de azeite em uma frigideira e sele os medalhões dos dois lados. Mas não deixe eles muito cozidos, eles irão chegar no ponto quando forem ao forno por uns 5-7 minutos em fogo baixo.

Agora prepare o molho na mesma frigideira que fritou os filés. Coloque o vinho e deixe evaporar o álcool por uns 3 minutos, e deglace com uma espátula. Deglaçar significa usar um líquido para desprender do fundo da panela o que restou da carne assada, grelhada ou frita. É a base para o preparo do molho pois concentra o sabor da carne). Adicione o vinagre balsâmico, o caldo de carne, e deixe reduzir, por cerca de 10-15 minutos, mantenha o fogo baixo e fique de olho para não queimar. Acerte o sal se precisar e desligue. Fora do fogo adicione a manteiga bem gelada, misture rápido até incorporar e sirva o molho sobre a carne. É essa manteiga que dará a consistência e a cremosidade pro molho.

Sirva com arroz branco ou legumes.

Pratos elaborados ou não, Lá Na Minha Cozinha não importa, todos têm vez às segundas-feiras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário