terça-feira, 31 de julho de 2012

Focaccia com Queijo Ralado


Como toda receita de pão, ou sua grande maioria, essa também precisa de um tempo de descanso razoável; mais ou menos 01 hora. Mas de qualquer forma nem é tanto tempo assim, e eu garanto, o resultado vale a pena.

Eu fiz essa receita despretensiosamente ontem de noite, em plena segunda-feira, Lá Na Minha Cozinha nem sempre a segunda é dia de começar a dieta!!!!

Os ingredientes são simples e com certeza tem na sua casa....A foto não ficou muito boa mas dá pra ter uma ideia!



Para o Pão
- 01 xícara e 1/4 de água morna
- 330 grs de farinha de trigo (não medi em xícaras)

- 01 e 1/2 de azeite extra virgem
- 10 grs de fermento biológico seco (01 pacotinho)
- 01 colher (chá) de sal
- 01 pacote de queijo ralado (se achar muito use menos, vai do gosto de cada um)

Misturinha final
- 50 ml de azeite de oliva
- 50 ml de água 
- 1/2 colh(chá) de sal 
Misture tudo com fouet e reserve.


Eu descobri um segredo sobre os pães num programa de TV. Eu adoro fazer pães mas nem sempre eles dão certo e cada um tem uma teoria. Mas com esse "pulo do gato" acho que resolvi o problema dos meus pães. Nunca devemos colocar o sal no começo da receita, ele deve ser a ultima coisa a ser incorporada pois tem o poder de bloquear ou diminuir a ação do fermento, e dai o pão não cresce.

Vamos a receita...

Primeiro dissolva o fermento na água morna, coloque numa bacia e adicione o azeite. Os primeiros passos eu fiz com uma colher até dar o ponto de mexer com as mãos. Aos poucos acrescente a farinha até se tornar uma massa homogênea, nesse momento adicione o sal, sove a massa até que esteja lisa. Cubra a tigela com papel filme e por cima um pano de prato e deixe descansar por 45 minutos. 

Ai vai outro truque, eu liguei o forno por 1 minuto, desliguei e depois coloquei a tigela lá dentro para a massa crescer, apenas tome cuidado para não ficar muito quente e derreter o papel filme ou até mesmo a tigela se for de plástico; eu sempre uso uma de louça mesmo.

Pegue uma assadeira de 18cm x 26cm (esse é o tamanho ideal para o pão ficar mais alto) e unte com azeite. caso não tenha deste tamanho, é claro que pode usar outro.

Depois da massa descansar coloque ela na assadeira e estique até cobri-la toda, com a ponta dos dedos faça marcas na massa e coloque a misturinha de azeite e água por cima. parece que não da certo, mas eu garanto que fica incrível!

Deixe descansar por mais 30 minutos coberto com o papel filme e o pano de prato novamente.


Antes de levar ao forno para assar coloque o queijo ralado e asse por mais ou menos 10-15 minutos, vá acompanhando para não queimar e não deixar cru. Assim ficar pronto retire imediatamente da forma para não ficar úmido, coloquei numa grade de confeitaria.

Sinceramente nem precisa deixar esfriar, ele é uma delícia meio quentinho!!!!

O queijo ralado pode ser substituído pelo ingrediente que quiser, pode colocar azeitonas, alecrim e sal grosso, tomate seco, nozes, enfim o que quiser; só tome cuidado para não colocar nada muito líquido ou úmido, pode ser que desande o pão.

A dieta sempre começa na segunda, não Lá Na Minha Cozinha!!!









Bolo Simples com Blueberry

Ah! Os bolinhos....Como são gostosos, como confortam nosso paladar, como combinam com o tempinho meio "cinza" que tem feito, como eles são perfeitos!!!


Receita simples e adaptada, no lugar da blueberry pode colocar framboesa, morango, o que preferir ou tiver em casa.


Eu usei blueberry porque era o que tinha congelado lá em casa. 





Para o bolo
- 03 ovos 
- 02 colheres (sopa) de margarina em temperatura ambiente 
- 02 xícaras de açúcar refinado e peneirado
- 03 xícaras de farinha de trigo peneirada
- 01 xícara de leite
- 01 colher (sopa) de fermento em pó

Para a Blueberry
- 01 xícara de blueberry (ou a fruta de sua preferência)
- 02 colheres de sopa de açúcar

Antes de começar o bolo coloque a fruta numa panela pequena com o açúcar, quando derreter e formar uma geleia mais líquida, desligue e reserve.

Para o bolo comece batendo (em velocidade média)os ovos, a margarina e o açúcar até formar um creme claro e homogêneo. Neste momento ligue o forno para pré aquece-lo à 200° mais ou menos.

Aos poucos coloque a farinha e o leite, alternando os dois; desligue a batedeira e acrescente o fermento, mexa com o fouet.
Unte uma forma com "buraco no meio" e coloque metade da massa, por cima coloque a "geléia de blueberry" e complete com o restante da massa. Se quiser mexa um pouco com um garfo para deixar o bolo mais mesclado.

Agora leve ao forno a mais ou menos 240° por aproximadamente 30 minutos. O meu demorou mais, não sei porque, então sugiro que use o truque do palito de dente para acertar o ponto do bolo.

Espere esfriar e desenforme, sirva com um café. Outra boa pedida é servi-lo ainda morno com uma bola de sorvete de creme!!! :)

Mais um bolinho delicioso e aconchegante Lá Na Minha Cozinha!




terça-feira, 17 de julho de 2012

Pãozinho Vapt Vupt

Eu adoro fazer pão.....acho o máximo o processo, sovar, misturar e principalmente comer....Esse é bem simples mas não por isso deixa de ser saboroso.

Receita vapt vupt! Uma delicinha de fazer! Já aviso que parece que não vai dar certo....mas garanto que fica muito bom! 


Pode usar alguns ingredientes para dar um tchãns, azeitonas, alecrim, nozes, uva passas....use a criatividade!






- 03 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 100 g de margarina em tablete (gelada)
- 01 xícara (chá) de leite
- 01 ovo
- 01 colher (sopa) cheia de fermento em pó para bolo
- 01 colher (café) rasa de sal (eu coloquei só essa medida e achei sem sal, se quiser coloque mais)

Misture todos os ingredientes até formar uma massa bem homogênea, isso mesmo, é só misturar. A segredo desse pão é não sove a massa (beeeem mais fácil, né?!) e nem deixe descansar (beeeem mais rápido, né?!). Faça bolinhas, pincele com gema e coloque para assar em forma untada com óleo ou margarina. O forno deve estar pré aquecido, ligue quando começar a fazer a massa, asse à 250° até dourar. A minha receita rendeu mais ou menos 12 pãezinhos!


Receita de Pãozinho Vapt Vupt Lá Na Minha Cozinha!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Bolo Baba de Moça com Cobertura de Merengue Italiano


Eu sempre gostei de aniversário, principalmente dos meus. Gosto de ver as pessoas reunidas por um amigo ou parente em comum, gosto do parabéns, gosto do friozinho na barriga horas antes da festa, dos preparativos, gosto de tudo! Mas ultimante tenho gostado de TODOS os aniversários que acontecem na minha família, por um motivo muito simples, tenho tido o prazer e a alegria maior de comemora-los na minha casa. Seja um churrasco, um jantar ou um almoço...só um bolinho. Com isso consigo curtir todos os momentos pois sou eu quem preparo tudo, na maior felicidade.
Organizo o dia e horário, penso na pessoas que vão ser convidadas, cardápio, bolo, decoração e todo o resto; isso tem me trazido momentos de plenitude, onde reúno minha família toda e os melhores amigos de cada um dos aniversariantes. Sinceramente cada dia tem sido o melhor dia da minha vida. 

Gosto de ver as pessoas curtindo tudo que faço, saboreando o que cozinho e aproveitando o seu dia na minha casa. Eles acham que não pode existir pessoa mais feliz naquele momento, afinal estão comemorando o seu dia, mas TODOS se enganam porque a pessoa mais feliz naquele momento está logo ali ao seu lado, olhando e cuidando para que tudo seja incrível, essa pessoa sou eu!!!

Bom, fora toda essa felicidade eu ainda consigo fazer o que mais gosto, receitinhas deliciosas Lá Na Minha Cozinha. Dessa vez a comemoramos o aniversário do meu pai e o bolo foi especial: Baba de Moça com Cobertura de Merengue Italiano



Para a Massa
- 04 claras em neve
- 04 gemas
- 03 xícaras de chá de açúcar
- 03 xícaras de chá de farinha de trigo
- 01 xícara de chá de leite quente
- 01 colher de sopa de fermento químico em pó
- Margarina e farinha de trigo para untar a forma

Bata as claras em neve mas não em picos muito firmes, depois acrescente as gemas uma a uma, depois o açúcar mas sempre batendo em velocidade média. Aos poucos intercale a farinha e o leite, depois de tudo o fermento. Despeje na forma e eleve ao forno por 40 minutos ou até que o bolo asse por inteiro. Deixe esfriar, desenforme e corte o bolo em três partes.

Para o Recheio
- 01 lata de leite condensado
- 01 vidro de leite de coco
- 03 gemas peneiradas

O recheio é bem simples, junte todos os ingredientes numa panela mexa para incorporar e leve ao fogo baixo até ferver e engrossar. O segredo é não parar de mexer e usar um fouet para não empelotar. Depois que engrossar tire do forno e mexa por uns 5 a 7 minutos sem parar para esfriar; reserve.

Para Cobertura
- 03 claras batidas em neve
- 1/2 xícara de água filtrada
- 01 xícara de açúcar
- 01 pacote de coco ralado para decorar

Primeiro misture a água e o açúcar numa panela pequena, leve ao fogo e NÃO mexa mais até o açúcar derreter. O ponto da calda é de fio fino ou a uma temperatura de 112°/115°.
Enquanto ferve bata as claras em neve até obter picos firmes, depois despeje de forma continua mas lenta a calda de açúcar já pronta na batedeira em velocidade alta. As claras deverão dobrar de tamanho; só desligue quando o bowl estiver já frio. Quando começar a despejar a calda ele vai ficar bem quente, mas bata bastante até ele esfriar.
Agora é só colocar por cima do bolo e decorar com o coco ralado.


Depois do bolo pronto, cortado e frio reserve a forma que usou para assar. Coloque a primeira parte do bolo de volta na forma e por cima metade do recheio, coloque a segunda parte do bolo por cima (pode apertar bem) e despeje o restante do recheio e complete com a ultima parte do bolo; aperte bem para poder tirar o ar. Leve a geladeira de um dia pro outro, caso não tenha esse tempo deixe pelo menos duas horas.
Agora é só colocar a cobertura e o coco ralado para decorar...

O bolo fez um mega sucesso, todos levaram marmitas e fiquei sabendo que houveram assaltos na geladeira de noite!!!

Lá Na Minha Cozinha cada aniversário é uma felicidade, principalmente para cozinheira!




sexta-feira, 13 de julho de 2012

Cupcake de Gotas de Chocolate com Cobertura de Buttercream - Minnie e Mickey

Mais uma encomenda de uma amiga querida!! Mais uma receita de cupake!! Mais uma decoração lindaaaa!!! Mais algumas horas de felicidade para uma cozinheira que adora ficar Lá Na Minha Cozinha!


Os cupcakes ficaram lindos, a decoração é simples, mas trabalhosa. E dai?! Eu me diverti por horas!!!!!rsrs






Olha como fico a mesa!! Que linda....Trabalho de uma mãe dedicada....




O cupcake
- 250 grs de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 1 e 1/4 de xícara de açúcar
- 04 ovos
- 02 xícaras de farinha de trigo peneiradas
- 01 colher de sopa de fermento químico em pó
- 01 xícara de gotas de chocolate ao leite ou amargo

Como o preparo dessa massa é bem rápida, deixe a forma de cupcakes já pronta com as forminhas de papel dispostas nos buraquinhos e o forno aquecendo bem baixinho.

Na batedeira coloque a manteiga e o açúcar, bata até formar um creme clarinho e bem aerado. Depois acrescente os ovos um a um, batendo a cada adição. Reduza a velocidade da batedeira para não formar uma nuvem de farinha na cozinha, adicione a farinha já peneirada e bata mais um pouco, em seguida coloque o fermento e desligue a batedeira. Junte as gostas de chocolate e misture delicadamente com a espátula.

Agora com a ajuda de um pegador de sorvete disponha a massa em cada uma das forminhas, não enchendo totalmente, deixe 1 dedo de distancia da borda para não transbordar; essa massa cresce bastante. Nas primeiras vezes é muito dificil de acertar a quantidade certa, mas com a prática fica mais fácil.

Leve ao forno por mais ou menos 20 minutos em fogo médio. O tempo depende do seu forno, fique de olho.

Enquanto assam os cupcakes, vamos a cobertura...


O Buttercream
- 01 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente (230grs)
- 06 a 08 xícaras de açúcar de confeiteiro PENEIRADA
- 02 colheres de sopa de leite integral
- 01 colher de chá de essência de baunilha (opcional)

Primeira bata a manteiga por aproximadamente 2 a 3 minutos, até ficar cremosa e macia. Diminua a batedeira e adicione uma a uma as xícara de açúcar de confeiteiro, dessa forma você consegue atingir o ponto certo. Quanto mais açúcar colocar, mais firme a cobertura fica. Coloque o leite e a essência de baunilha caso for usar.
Para colorir use corante alimentício em gel da cor desejada.

Depois que os bolinhos estiverem assados, retire do forno e deixe esfriar numa grade para não ficar muito úmido. Com a ajuda de um saco de confeiteiro e um bico de sua preferencia decore os cupcakes, já frios, e decore.

Dicas importantes:
- Nunca decore com o bolinho ainda quente
- Para o efeito desses cupcakes usei o bico 1M da Wilton

Mais um encomenda deliciosa feita Lá Na Minha Cozinha!!

Risoto Limão Siciliano

"Ai filha, a Mamãe está com uma vontade de comer um risoto bem gostoso!" basou essa frase para eu ir pra  cozinha e fazer um jantarzinho pra melhor mãe do mundo, a MINHA!



(a minha foto não ficou boa, peguei essa na internet)

Para 06 pessoas
- 08 xícaras de café cheias de arroz arbóreo (eu uso essa medida sempre, conto mais ou menos uma xícara por pessoa e coloco um "chorinho")
- 01 cebola ralada
- 100 grs de parmesão
- 100 grs de manteiga 
- Suco de 01 limão siciliano e suas raspas
- 01 cálice vinho branco seco
- Água fervente (+ ou - 4 xícaras de chá)
- Caldo de legumes dissolvido em água
- Sal a gosto

O preparo de todo risoto é bem parecido, o grande segredo está em mexer sempre!

Refogue a cebola com a metade da manteiga, assim que estiver transparente coloquei o arroz e deixe ele refogar um pouco, se estiver muito seca a misture adicione um pouco mais de manteiga. Quando o arroz estiver ficando transparente coloque o vinho branco e mexa até evaporar o álcool, depois coloque o suco do limão, metade das raspas e em seguida o caldo de legumes já dissolvido. Acerte o sal, mas lembre-se que ainda teremos parmesão, cuidado para não exagerar.

Agora aos poucos vá colocando a água já fervida, mexendo sempre até que ele fique al dente, mais ou menos 15 minutos. Desligue, adicione o restante da manteiga e das raspas de limão; mexa mais um pouco e sirva ainda quente! Fica uma delícia com um belo medalhão ao ponto!

Se deixar o risoto na panela ele vai secar, e na hora de servir será preciso adicionar mais água e pode passar do ponto.

Caso queira deixar o prato semi pronto faça todo o processo da receita mas deixe o arroz quase cru ainda, quando for servir adicione a água até chegar no ponto certo. Dessa forma o arroz não fica muito cozido e você não passa o tempo todo na cozinha, não que isso seja ruim! :)

Pedido de mãe tem prioridade Lá Na Minha Cozinha!!!