quinta-feira, 29 de julho de 2010

Cuscuz Marroquino com Legumes e Frango

Agora eu voltei com a corda toda....deve ser o ginseng que comecei a tomar essa semana.....PIQUE TOTAL!!!rsrsrs...

Essa é uma receita que eu relutei em fazer pois sinceramente nunca vi muita graça no "Cuscuz Marroquino", mas mudei de idéia essa semana.
Na terça-feira eu fui ao cinema assitir "Encontro Explosivo" (sei que esse não é um blog de cultura, mas não aconselho...rsrs), saindo jantamos no Ráscal e dei umas garfadas no Cuscuz marroquino do Beto, e achei super saboroso!!!

É claro que no dia seguinte eu fui fuçar na internet e decidi fazer um de legumes com frango. Ficou uma delícia e já estou pensando em repetir a receita com outros apetrechos.
É uma receita leve, muito nutritiva e saborosa e, se feita para o jantar como foi nosso caso não pesa muito e ajuda a dormir com os anjinhos.


(só faltou a decoração do prato; ele merrecia)
A primeira dica é a seguinte...A receita rende muitooooo, mesmo eu usando poucas quantidades acaba sendo bastante para 02 pessoas.

- 01 e 1/2 xícara de cuscuz marrouino (sêmola de trigo duro)
- 02 xícaras de água fervente
- 01 tablete de caldo de legumes/carne/galinha (à gosto do freguês)
- 01 cebola pequena bem picada
- alho à gosto
- 02 cenouras pequenas em cubos pequenos
- 01 beringela pequena em cubos pequenos
- 01 aborinha pequena em cubos pequenos
- 01 tomate pequeno em cubos pequenos
- 300 grs peito de frango em cubos (a quantidade pode variar, depende do gosto de cada um)
- salsinha e coentro (se preferir use apenas um dos dois)
- uva passa à gosto
- lâminas de amêndoas para decorar
- sal à gosto

Primeiro de tudo coloque uma chaleira com água o fogo para ferver.

Em uma panela com um pouco de azeite refogue a cebola, o alho e o franguinho.
Depois adicione os legumes e refogue até obter uma textura macia....Essa hora é muito importante pois não pode formar água no refogado e muito menos colocar água (eu ignorei essa informação e coloquei meio copo, o que deixou a receita mais "unidos venceremos")....rs....Desligue, coloque as uvas passas e reserve.

Em uma tigela coloque a água fervente e o caldo de legumes, dissolva e adicione o cuscuz...Nem precisa mexer, após uns 8 a 10 minutos ele já sugou toda a água e está pronto. Pra concluir o preparo coloque 01 colher rasa de margarina e use um garfo para soltar os grãos.

Por último misture com os legumes e sirva. Para decorar coloque umas lâminas de amêndoa, além de tudo elas dão uma crocância especial ao prato.

Fica outra dica, eu almocei o cuscuz no dia seguinte e estaava muito mais saboroso....Ou seja, se sobrar guarde!!!rs

Pode adicionar pimentão e algumas lâminas de cogumelo paris.....

Hummmm....Semana que vem vou testar outra receita de cuscuz também....estou aqui bolando...rs...

É isso ae!!!
Eu também quebro meus próprios tabus gastronômicos Lá Na Minha Cozinha!



Um comentário:

  1. Achei a receita simpática e a fiz hoje (dia 03/04/12). Ficou ótimo, porém apesar de ter colocado a medida recomendada de água, também ficou um pouco "unidos", acho que é porque acrescentam legumes e são um pouco úmidos. Mas gostei muito!

    ResponderExcluir