quarta-feira, 28 de julho de 2010

Jantar para o Papai

Ok...Ok....Sei que estou há algum tempo sem atualizar o blog.
Como tudo que deixamos de fazer nos dias de hoje eu vou colocar a culpa na falta de tempo....rsrsrs
Assim me conforto um pouco por não ter que adminitir que fiquei com preguicinha....

Há 02 semanas fiz um jantar especial....Dia 14/07 foi aniversário do meu pai, essas datas são perfeitas para incrementar na receita e testa-las com mais algém que não seja só o Beto....rsrs...Não que ele ache ruim....rsrs...
Como foi em pela quarta-feira e como todos os mortais e assalariados que trabalham comigo, eu saio só as 19h, então para não matar a famíla de fome minha mãe deu uma forcinha e adiantou alguns procedimentos mais demorados; porém confesso que eu prefiro fazer tudo do começo ao fim.

Eu já aviso que é uma receita simples mas em virtude do cozimento das batatas no forno e do tempo necessário para gratina-la~s não é muito rápida....

O menu foi inspirado em uma receita que peguei na Veja SP e ahei demais...

Entrada
Ceviche de Namorado
Prato Principal
Medalhão de Filé Mignon com Batatas Gratinadas
Sobremesa
Manjar Branco (essa receita eu não porque foi a mamãe Márcia que fez)
Torta de Maça (essa eu tenho, fui eu quem fiz, mas ainda vou aprimorar antes de postar aki)

Hoje vou publicar o Ceviche e o Medalhão de Filé Mignon com Batatas Gratinadas.

CEVICHE

- 600 grs de filé de namorado cortado em filetes ou cubos de 2 cm
- 2 cebolas roxas cortada à juliana
- Salsinha e coentro à gosto
- 02 limões
- 01 laranja
- Azeite à gosto
- pimenta dedo de moça, eu não tinha e coloquei pimenta do reino moída na hora
- Torradas ou o pão de prefrência

Para fazer essa receita, que foi uma solicitação do aniversariante, eu pesquisei muitooo na internet e nos meus livros, revistas e alfarrábios sobre culinária. Descobri que o este prato tem diversas variações, com frutas, sem frutas, com mais um tipo de peixe, com aneis de lula e camarões; enfim fica a critério do freguês escolher.

O segredo é a marinada, por isso não economize dos ingredientes e nem no tempo de marinar.

Esprema o suco dos limões e da laranja, junte azeite (generosamente), sal, pimenta, salsinha e coentro. Em seguinda adicione o namorado e a cebola; deixe marinar por cerca de 1 hora.

Sirva com torradas e vinho branco.

Confesso que essa foi a receita da noite, acabou em poucos minutos e todos adoraram!!!
Agora vou repetir na casa nos meus sogros.


MEDALHÃO DE FILÉ MIGNON COM BATATA GRATINADA

O tempero da carne
- 100 ml de azeite (use o melhor que tem, qto menos ácido melhor)
- 20 grs de salsa picada (de preferência fresca)
- 20 grs de alecrim
- 5 grs de tomilho (de preferência fresco)
- 1 colher de sopa de suco de limão
- 1 pitada de sal

O Medalhão e as guarnições
- 16 ervilhas tortas (elas serão usadas para colocar as batas no prato)
- 800 grs filé mignon cortados em medalhão alto
- sal e pimenta do reino moída na hora

- 500 grs de batata cortadas em fatias de médias 0,5 cm (não podem ser mto grossas)
- 1 litro de creme de leite fresco
- Noz moscada à gosto
- 300 grs de queijo gruyère ralado grosso
- 200 grs de parmesão ralado grosso
- brotos de agrião

Pique as ervas, misture com os demais ingredientes e reserve.

Cozinhe a ervilha torta em banho maria para não despedaçar e nem ficar muito úmida, e reserve.

Tempere com sal e pimenta os medalhões de filé mignon.
Para facilitar o cozimento das batatas eu sempre as coloco no microondas por uns 6 a 8 minutos (isso depende da quantidade e do tipo do legume); a idéia não é cozinhar ela por completo e sim ajudar para que no forno não demore tanto.
Pegue as batatas já pré cozidas, coloque em uma assadeira intercalando as camadas com o creme de leite fresco e os queijos já temperados como a noz moscada.
Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido  por 40 minutos (180°), depois retire o papel alumínio para gratinar.

Em uma frigideira com um fio de azeite, frite os medalhões. Depois dê uma refogada nas ervilhas também com azeite.

A montagem
Disponha as ervilhas no prato e por cima coloque as batatas. Em seguida coloque o medalhão com os brotos de agrião por cima e regue como azeite.

Ficou mto bom....as batatas foram a grande atração. Na receita original eles dizem para fazer uma "crosta de pimenta" em volta dos medalhões mas não achei muito propriado e dei uma daptada; pra quem gosta fica a dica.

O ANIVERSARIANTE E UMA DE SUAS PRINCESAS

Lá Na Minha Cozinha eu comemoro os aniversários de família!! E eles adoram!!!


2 comentários:

  1. Diliça! Vamo marcar de fazer esse ceviche hein, regado a muito vinho! bjs

    ResponderExcluir
  2. Fizemos aqui em casa o ceviche. Ficou uma deliiicia. Ate coloquei la no meu blog. Valeu pela dica. Bjos

    ResponderExcluir