domingo, 17 de outubro de 2010

Salmão com Figo e Farofa de Pão Italiano com Abacaxi e Presunto Parma

Ontem eu almocei um salmão delicioso e resolvi fazer algo parecido no almoço de domingo. Prometo que não vou fazer mais peixe...rsrsrs...mas é tão gostoso que eu recomendo! 

Para acompanhar a farofa de abacaxi simplesmente divina!
Eu usei o salmão de novo, mas pode tentar outro. Porém sugiro que seja algum que tenha a posta bem alta.



PARA O PEIXE
- 02 postas de salmão
- 02 figos frescos cortados em rodelas
- Suco de 01 limão (tahiti o siciliano)
- Sal
- Alho
- Tomilho (usei o fresco)
- Salsa fresca picada

PARA A FAROFA
- 200 grs de pão italiano torrado e moído (pode ser amanhecido)
- 300 grs de abacaxi cortado em cubos
- 100 grs de presunto cru
- 01 cebola roxa picada
- Alho Poro picadinho (usei um talo e algumas folhas)
- Azeite
- Sal

Primeiro tempere o peixe e deixe marinar por uns minutos, se puder deixe pelo menos 01 hora, melhor ainda. Reserve.

Enquanto o peixe pega o tempero, comece a preparar a farofa.
Pegue o pão italiano e leve ao forno para torrar. Eu não fiz isso em todas as fatias, deixei algumas para triturar sem torrar, assim a farofa fica mais molhadinha.
Porém isso só é possível se o pão não estiver muito molhe e sim mais durinho.

Depois de torrado leve ao liquidificador e bata as fatias para transformar em farofa.

Leve uma panela ao forno com azeite, coloque a cebola e em seguida o alho poró. Deixe dourar e adicione o abacaxi.
Por uns 8 minutos deixe ele soltar o suco para que no final o pão moído incorpore o sabor do abacaxi.

Depois que a fruta soltar o suco, coloque o presunto parma também picado e em seguida a farofa. Acerte o sal, regue com um pouco mais de azeite e desligue.

Voltando ao peixe, retire ele da "marinada", coloque em papel alumínio e feche o papilote. Dessa forma ele cozinha por igual, não faz sujeira e não deixa cheiro pela casa.
Leve ao forno por 10 a 15 minutos em potencia média.

Agora abra o papel alumínio (cuidado ao abrir pois o vapor pode queimar a mão), e disponha por cima as rodelas de figos; regue com um fio de azeite. Retorne ao forno, agora sem fechar o alumíno, apenas para deixar o figo mais tenro e dourar um pouco o salmão.

Retire e sirva com a farofa que já está pronta.

Eu tinha na geladeira algumas batatas bolinhas, elas também foram assadas e servidas junto. A receita eu já coloquei no post do "Lombo Assado com Cebola Caramelada"; a única diferença foi o tempero, dessa vez eu usei o Zátar, um delicioso tempero árabe.

A cada dia que passa eu amo ainda mais meu cantinho, minhas panelinhas, meus temperinhos e principalmente surpreender o maridão com as diferentes cores e sabores das minhas receitinhas Lá Na Minha Cozinha!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário