quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Alcachofra

Domingo de eleição, e eu sozinha em casa esperando o maridão cumprir seu dever de cidadão...Trabalhar como mesário...Judiação!

Bom, eu resolvi ir fazer a compra da semana e curtir as novidades do supermercado. Este é um dos meus programas favoritos...

Chegando lá eis que me deparo com lindas e fresquinhas alcachofras.

Eu já tinha me aventurado a fazê-las uma vez, ficou uma delícia mas nunca mais tomei coragem de compra-las. O cozimento é demorado e nem sempre, durante a semana, tenho tempo.

Porém no domingo resolvi passar um tempinho a mais Lá Na Minha Cozinha...Consegui fazer e saborear as ALCACHOFRAS!



ALCACHOFRA
- 02 alcachofras sem o talo
- suco de 01 limão
- alho picado
- azeite
- sal
- pimenta
- manjerona
- alecrim
- louro
- vinho para cozinhar

GUARNIÇÃO
Primeiro tire os talos da alcachofra e abra um pouco as pétalas. Cuidado ai retirar os talos pois elas deverão ficar em pé na panela e no prato, o corte tem que ser reto e certeiro.

Coloque-as em uma panela grande com água até a altura da base das pétalas.
O importante é que o famoso "coração da alcachofra" fique imerso, pois só assim ele irá cozinhar e permitir que as pétalas soltem quando prontas.
Adicione todos os temperos e o limão, tampe e deixe cozinhar.

Eu coloquei somente esses temperos pois era o que eu tinha em casa, mas todo a criatividade é bem vinda. Teste sem medo!

Em uma frigideira faça como um molhinho de tomate em pedaços, ele será servido por cima das alcachofras para acompanhar.

O ponto de cozimento é testado puxando as pétalas, se sairem com facilitade estão prontas. Retire da panela, e despeje o "molhinho" de tomate por cima, acrescente azeite e sirva.

Você pode incrementar essa guarniçãozinha, tente azeitonas ou pedacinhos de linguincinha. Ficará uma delícia!

É assim que eu aproveito um domingo de eleição e chuva Lá Na Minha Cozinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário