terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Bolo de Cenoura com Cobertura de Brigadeiro

Nesse último final de semana fui viajar com alguns amigos e resolvi preparar algumas receitinhas para levar, entre elas um Bolo de Cenoura com Cobertura de Brigadeiro.

Fiz também o Bolo de Laranja (post anterior) e a famosa maionese verde que é feita com salsinha.
Fiquei na cozinha até de madrugada, batendo bolo, assando bolo, fazendo maionese, lavando louça...mas estava feliz da vida, só pensando em deixar todos meus amigos satisfeitos e é claro usá-los como cobaia para meus "testes" gastronômicos.

Todos aprovaram todas guloseimas e por isso vou postar aqui as que ainda não constam na lista de delícia feitas Lá Na Minha Cozinha.

Essa foto foi feita sem muita produção, fotografei às pressas e por isso não é uma das melhores.



Para o Bolo
- 04 ovos
- 03 cenouras médias
- 01 xícara de óleo
- 03 xícaras de açúcar
- 03 xícaras de trigo
- 01 colher de sopa de fermento em pó

Lave, raspe e corte em rodelas a cenoura para facilitar na hora de bater.
Coloque no liquidificador a cenoura, o óleo, e os ovos...bata até obter uma pasta mais homegênea. Depois adicione o açúcar e a farinha, volte a bater até que a massa incorpore todos os ingredientes.
Desligue o liquidificador e coloque o fermento e mexa bem.

Unte uma forma retangular grande com margarina e farinha, despeje a massa e leve ao forno pré aquecido por 40 minutos. O tempo de cozimento depende de cada forno, só tome cuidado com o tempo que deixará ele pré aquecido e a temperatura para assá-lo; tudo isso influencia na textura e maciez do bolo.

Para o Brigadeiro
- 01 lata de leite condensado
- 03 colheres de sopa de achocolatado (eu prefiro usar o nescau)
- 01 colher de sopa de margarina sem sal

Por questões de praticidade eu só faço brigadeiro no microondas, essa é a receita que tenho desde criança e fazia brigadeiro para ver a sessão da tarde.
Mas ela pode ser feita no fogão convencional do mesmo jeito, apenas o modo de preparo que é diferente.

Usando o microondas
Coloque todos os ingredientes em um refratário que possa ser levado ao microondas (isso é muito importante para evitarmos acidentes).
Agora é só levar ao microondas por 02 minutos por 03 vezes. A cada etapa retire e mexa, assim ele não em pelota, e fica com uma textura mais cremosa.

Usando o fogão
Da mesma forma misture todos os ingredientes e leve ao fogo médio/baixo sem parar de mexer até que ele tome consistência. Não pare de mexer e não aumente muito o fogo para não grudar, apenas um pouco de paciência e ele ficará cremoso.

Depois de pronto jogue por cima do bolo ainda quente, ou já frio e sirva.
Com café, com suco, com água e até com cerveja fica uma delícia! Tudo depende do público...rs

Meus amigos aprovaram e se lambuzaram com esse bolinho feito Lá Na Minha Cozinha!



Nenhum comentário:

Postar um comentário