quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Petit Gateu de Limão Siciliano

Hummmm, Petit Gateau de Limão Siciliano....Eu sou muito fã desse pequeno bolinho, comi há muito tempo no Due Cuochhi e fiquei apaixonada. 

Sou louca pela sensação que a mistura do doce com salgado, ou azedo e salgado, por isso essa é minha sobremesa preferida.

Já tentei fazer muitas receitas e nenhuma deu muito certo, encontrar a receita perfeita e acertar na execução não é uma missão muito fácil quando se trata de Petit Gateau.

Nessa receita, para chegar no ideal, precisei assar diversas vezes até encontrar o tempo certo de forno por exemplo. Mas valeu a pena!!!!

Vamos a receita!


- 400 grs de chocolate branco picado grosseiramente
- 100 grs de manteiga sem sal
- 50 grs de amêndoas
- 04 gemas de ovos
- 03 ovos 
- 01 xícara + 01 colher de sopa de açúcar 
- Suco de 03 limões sicilianos
- 1 1/2 xícara de farinha de trigo

Primeiro derreta o chocolate branco, misture e deixe ele esfriar, mas não pode colocar na geladeira, senão ele vai endurecer muito.
Agora pegue as amêndoas e leve ao processador, bata até virar uma farofa mais consistente, quase uma pastinha. Reserve.

Na batedeira bata as gemas até clarear, depois adicione os ovos e o açúcar até obter uma misture clara e homogênea. Diminua a velocidade e acrescente aos poucos o chocolate já derretido, a pastinha de amêndoas e o suco dos limões. Se quiser pode colocar umas raspinhas da casca do limão.

Desligue a batedeira, aos poucos adicione a farinha e mexa com uma espátula delicadamente. Despeje em forminhas de empada ou de bombocado previamente untadas. 

Aqueça o forno à 200° por aproximadamente 10 minutos, agora coloque as forminhas em uma assadeira e leve ao forno.

Como eu disse demorei um pouco para acertar o tempo do meu forno, o tempo depende de cada forno. No meu deu mais ou menos 10 a 12 minutos à 200°- 250°.

Eu tenho um truque para saber o ponto, dou uma chacoalhada na forma, se o petit gateau balançar no miolo é porque não está pronto, se ele estiver mais firme pode tirar. 

Mas cuidado, essa diferença muitas vezes é questão de 1 ou 2 minutos, então fique atenta!!!!!

Eu servi com sorvete de creme e uma calda de frutas vermelhas, a receita está neste post receita aqui.

Sobremesa sucesso Lá Na Minha Cozinha!!!!!!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário