sábado, 15 de dezembro de 2012

Kibe de Peixe com Salada de Pepino e Molho de Iogurte


Hum, Kibe de Peixe?! Será? Nem adianta torcer o nariz, a receita é fácil de fazer e fica uma delícia. Eu recomendo deixar os preconceitos de lado e fazer.

A receita é do programa da Rita Lobo; Cozinha Prática - GNT.





Para o Kibe

- 500g de pescada limpa ( eu usei Saint Peter e ficou ótimo)
- ½ xícara (chá) de coentro (usei um pouco menos e se você não gosta pode substituir por salsinha)
- 03 colheres (sopa) de azeite
- 01 xícara (chá) de trigo fino
- ½ xícara (chá) de água
- Raspas de 1 laranja pequena
- Raspas de 1 limão
- ½ xícara (chá) de nozes picadas
- Sal e pimenta-síria (a gosto)
- 02 cebolas
- 01 colher de chá de açúcar
- 05 colheres (sopa) de azeite
- Gomos de limão para acompanhar

Como fazer
Comece pre aquecendo o forno a 180ºC e colocando o quibe de molho. 
No processador de alimentos, bata os filés de peixe com o coentro, deixe a mistura no processador enquanto prepara a cebola. Corte a cebola em metades, no sentido do comprimento, e depois em fatias bem finas, leve uma frigideira antiaderente média ao fogo baixo. Regue com 1 colher (sopa) de azeite. Junte a cebola e tempere com uma pitada de sal e outra de açúcar. Deixe cozinhar por 15 minutos, mexendo de vez em quando, até caramelizar a cebola.


Agora seque bem o trigo, com a ajuda de uma pano de prato limpo e esprema o trigo como se fosse uma trouxinha. Transfira o trigo para o processador uma tigela. Junte o peixe, a água, as raspas de limão e laranja, as nozes e a cebola dourada. Tempere com sal e pimenta-síria. Agora processe a mistura só para homogenizar. 
Unte uma forma refratária com 1 colher (sopa) de azeite. Cubra o fundo da forma com a massa do quibe, aperte e alise a superfície com a mão molhada. Com uma faquinha, risque o quibe desenhando losangos. Regue a massa com 3 colheres (sopa) de azeite. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por 30 minutos. Sirva o quibe frio ou quente, acompanhado da salada de pepino e iogurte e de gominhos de limão.


Para a Salada 
- 02 pepinos japoneses
- 01 copo de iogurte natural
- 01 colher (sopa) de azeite
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)
- 15 folhas de hortelã (eu usei um pouco menos)

Como fazer
Lave e seque bem o pepino e as folhas de hortelã. Corte o pepino em fatias finas, eu uso um ralador/mandolim, mas pode ser com a faca. Corte as folhas de hortelã em tiras finas. Reserve. Numa tigela, misture bem o iogurte e o azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Junte a hortelã e as rodelas de pepino e misture bem. Sirva a seguir, acompanhando o quibe de peixe.

Não tenho preconceitos Lá Na Minha Cozinha!