quinta-feira, 24 de maio de 2012

Peito de Frango com Molho de Frutas Vermelhas e Vinho do Porto


Tá aí uma receita super diferente, fácil e saborosa que pode incrementar o peito de frango do dia dia. Quem gosta da mistura do doce com o salgado, e é fã de frutas vermelhas não pode deixar de fazer!



Para o Frango
- 02 peitos de frango
- Suco de 01 laranja e raspas da casca
- Tomilho fresco à gosto
- Salsinha picada
- Sal e Pimenta
- Fio de Azeite

Para o Molho
- 06 colheres de sopa de Vinho do Porto
- Suco de 01 laranja e raspas da casca
- 04 colheres de sopa rasas de açúcar
- 3/4 xícara de frutas vermelhas (usei framboesa e amora congeladas)

Comece temperando o frango, ele ainda precisar ir pra geladeira pra pegar o tempero.
Primeiro tempere os peitos de frango com sal e pimenta, acrescente o tomilho e a salsinha picada, esfregue bem na carne. Adicione o azeite, a suco da laranja e as raspas, leve para a geladeira pro aproximadamente 45 a 60 minutos.

O preparo do molho é bem rápido, quando faltar mais ou menos 15 ou 20 minutos pra tirar  frango da geladeira comece a fazer o molho.

Numa frigideira antiaderente coloque o vinho do porto e o açúcar, adicione o suco e as raspas da laranja. Leve ao fogo baixo até levantar fervura. Chegou a hora das framboesas e amoras, adicione elas a essa mistura e deixe ferver até chegar a uma consistência de compota, como uma geleia mais líquida. Reserve.

Agora prepare o frango, doure com um pouco de azeite numa panela de ferro ou em uma frigideira dos dois lados.

Tudo pronto, Eu servi com arroz integral e para dar um toque mais cítrico coloquei umas gotinhas de laranja nele depois de pronto e decorei com umas raspas de laranja.

É hora de montar e usar a criatividade.

Reinventando os pratos mais básicos Lá Na Minha Cozinha!!

Molho de Mostarda em Grãos para Salada



Receita de Molho para salada.... Será que precisa de receita? Para temperar salada não basta vinagre, sal e azeite? Existe receita de molho para salada?

Acho que sou "meio vegetariana",eu AMO salada, como todos os dias e muitas vezes no almoço e no jantar. Por isso busco molhinhos e temperos diferentes para mudar o sabor. Sim, existem receitas e algumas simplesmente sensacionais, que fazem diferença e aguçam nosso paladar. Elas deixam as tão corriqueiras saladas irresistíveis!

Eu vivo testando algumas, inventando outras....Essa ficou beeeem boa!!! Super simples e pode deixar na geladeira pra usar durante a semana.




- 1/2 xícara de chá de azeite extra virgem
- 02 colheres de chá de mel
- 02 colheres de chá de mostarda em grãos
- 02 colheres de sopa de vinagre (usei o branco)
- Sal
- Pimenta do Reino

Simples assim, misture tudo com um fouet e sirva com a salada.

Rende mais ou menos 3/4 de xícara.

Durante a semana esse molhinho temperou muitas saladas Lá Na Minha Cozinha....

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Esfiha de Carne Fechada

A receita diz que é receita de esfiha do Arábia. Eu realmente não sei se é ou não é, mas pelo sabor posso até arrisco dizer que é SIM!

A massa ficou muito saborosa e macia, o recheio ficou perfeito. Não tive dificuldade de fazer nenhum dos dois, é trabalhoso porque o processo de montagem requer um pouco de paciência e prática. Confesso que tive muita dificuldade em montar uma esfiha aberta, por isso acabei optando por fazer só fechada. 

Foi um sucesso, todos gostaram e apesar de trabalhoso não é uma receita que precisa de muitas horas na cozinha, em 1hora 3 meia, ou 2 horas, dependendo da sua agilidade, é o suficiente. Elas assam rapidinho e o recheio também pode ser feito com frango desfiado ou ricota.





Para o Recheio
- 500 g de carne moída (usei coxão mole)
- 02 tomates sem sementes picados em pequenos cubos
- Meia cebola média picada em cubos
- ½ xícara (chá) de salsinha picada
- ½ xícara (chá) de coalhada seca ou fresca
- 01 colher (chá) de pimenta síria
- ½ xícara (chá) de molho tahine pronto
- 01 colher (café) de pimenta-do-reino
- ½ xícara (chá) de suco de limão
- ½ xícara (chá) de pinole (opcional)
- Sal a gosto

Massa
- 01 e ½ copo de água filtrada
- 600 a 700 grs de farinha de trigo
- 02 tabletes ou 3 colheres (sopa) de fermento biológico
- 03 colheres (sopa) de açúcar
- 02 colheres (sopa) de óleo
- 01 xícara (chá) fubá (para espalhar polvilhar sobre a bancada)
- Pitada de sal


PREPARANDO o recheio
Em uma tigela grande coloque todos os ingredientes, deixando o sal por ultimo, misture com uma colher. Quando a mistura do recheio estiver homogênea, cubra com um filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.


PREPARANDO A Massa

Em um recipiente grande, dissolva a água, os tabletes de fermento, o açúcar, o óleo e o sal. Em seguida adicione a farinha aos poucos, é nesse momento que você vai ver a quantidade certa de farinha. O ponto é quando ela soltar das mãos, a massa deve ser bem sovada, por cerca de quinze minutos.
Espalhe o fubá sobre a bancada e abra a massa com as duas mãos, formando um longo cilindro, de espessura média. Corte o cilindro em pedaços de aproximadamente 3cm de largura. Cada um destes pedaços fará uma esfiha. Faça bolinhas com cada uma das bolinhas que devem descansar por meia hora numa superficie enfarinhada. Sempre coloque um pano úmido sobre a massa para não ressecar.


montando

Preaqueça o forno a 300 graus ou em temperatura máxima. Espalhe farinha sobre a bancada e, com ajuda de um rolo, abra as esferas em discos e com a ajuda de uma colher ponha o recheio.
Traga uma das laterais do circulo para o meio da esfiha, faça o mesmo processo do lado oposto e depois feche com a parte de baixo.

Coloque as esfihas sobre uma assadeira untada com óleo e leve a assadeira ao forno bem quente por cerca de cinco minutos ou até que a massa esteja dourada. Retire do forno e sirva.

Lá Na Minha Cozinha também tem receita de restaurante famoso!

Piadina

Essa é uma das poucas receitas que tem medidas EXATAS, não precisei colocar mais nenhum pouquinho de farinha ou uma gotinha de azeite. Eu também achava que não ia dar certo, é tão simples que gera duvida. Ficou perfeito! Pra que curte fazer massa como eu, é um prato cheio. 


Só não consegui definir se é uma mini pizza ou um pão?!


O recheio é a gosto de cada um, dá pra pensar em mil opções....Use a criatividade! Eu usei abobrinha grelhada, mussarela de búfala e tomate seco.
A receita é do site Panelinha...



- 03 xícaras de chá de farinha de trigo, e um pouco mais para abrir a massa.
- 01 e 1/2 colher de chá de sal
- 01 colher de fermento químico em pó
- 02 colheres de chá de azeite de oliva
- 01 xícara de chá de leite

Primeiro misture a farinha, o fermento e o sal. Depois abra um buraco no meio dessa mistura e coloque o azeite; com as mãos vá incorporando até virar uma farofinha.
Em seguida vá acrescentando o leite até dar o ponto.
Não trabalhe muito a massa, apenas três minutos.

Faça um cilindro médio com a massa e corte em 06 partes, cada um deles será um disco de piadina. Cubra a massa com um pano úmido para não ressecar.

Abra os discos e depois numa frigideira quente, no fogo alto, coloque cada um dos discos separadamente, fure todo o disco com um garfo para ele não estufar.
Vire quando começar a ficar com pontinhos marrons quase pretinhos, é preciso verificar sempre para não queimar.

Coloque o recheio de sua preferencia e sirva ainda quentinha!

Receita testada e aprovada Lá Na Minha Cozinha!