sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Ceviche


Um dia desses visitando minha lista de restaurantes a conhecer em São Paulo, acabamos por ir jantar num que só especializado em Ceviche. Não posso negar que foi incrível, a comida fresquinha, os temperos maravilhosos, couvert apetitoso; enfim, foi muito legal. 

Masssss como toda boa cozinheira logo pensei, "Eu faço isso em casa e por muito menos $$, é claro!"

Peguei algumas receitas, analisei os melhores peixes, se deveriam ficar horas marinando ou não, fui ao Ceasa comprar tudo fresquinho e assim fui preparar um Ceviche de Tilápia com Camarões e Anéis de Lula com Laranja, Limão e Pimenta Vermelha Seca Lá Na Minha Cozinha...

O resultado?? hummmm.....sou suspeita, mas posso dizer que já repeti a receita e tem uma lista de amigos me cobrando um jantar peruano.




- 500 grs de tilápia cortada em cubos
- 300 grs de camarões limpos
- 200 grs de lula cortada em anéis
- 01 cebola roxa cortada bem fininha em formato de meia lua
- 08 laranjas
- 03 a 04 limões
- 1/4 de xícara de coentro fresco (se quiser pode substituir por salsa crespa)
- Sal
- 50 ml de azeite extra virgem
- chips de banana, ou batata doce ou batata palha (opcional)
- flores comestíveis para decorar

Primeiro prepare os camarões e a lula, em uma frigideira antiaderente coloque um pouco de azeite e refogue os camarões apenas com sal, depois de prontos reserve. Faça o mesmo com os anéis de lula.

Corte os filés de tilápia em cubos de aproximadamente 1,5 cm, coloque em um refratário, tampe e leve a geladeira para mante-los frescos.

Agora prepare a marinada, esprema as laranjas e depois os limões. Eu sempre vou experimentando a medida que adiciono uma fruta, o sabor doce da laranja não pode sobressair demais, porém o limão também não pode deixar a marinada muito ácida.

Depois de pronto comece adicionando o peixe, depois a cebola, em seguida a lula e o camarão. Agora acerte o sal e coloque a pimenta e o coentro.

O tempo de preparo é o suficiente para "cozinhar" o peixe. Depois de misturar bem a ceviche sirva em porções individuais com um pouco da marinada acompanhando, agora é só decorar com flores comestíveis e servir!!!

Lá Na Minha Cozinha essa receita já teve direito de repeteco!