terça-feira, 30 de novembro de 2010

Cozinheira de Dieta - Legumes com Damasco

Ixiiiii...hoje me deu conta que faz muito tempo que não atualizo nada aqui, na verdade não tenho inventado muito Lá Na Minha Cozinha nos últimos tempos.
A explicação é que a cozinheira entrou em regime há mais de 01 mês, e obviamente estou impedida de algumas peripécias gastronômicas.

Por enquanto poucas novidades terei para colocar, muito em virtude de estar e alimentando com muitas das receitas que já postei aqui...mas logo isso passa, só mais um mês!

Bom, vamos ao que interessa....a nova receita.
No sábado resolvi inventar uma misturinha de legumes bem simples, porém bem saborosa em virtude dos temperos e do adocicado da fruta que usei...

Legumes Refogados com Damasco


- 01 abobrinha japonesa média
- 01 beringela média
- 01 cebola roxa
- alho picado
- 200 grs de damasco seco 
- 02 tomates maduros
- pimentão (se sua preferência)
- folhas de manjericão fresco
- sal
- pimenta
- azeite

Em uma frigideira antiaderente coloque um pouco de azeite para refogar o alho e a cebola. Em seguida coloque a beringela e deixe reforgar mais ou menos uns 10 minutos, cuidado para não secar e queimar; é importante deixar a beringela mais tempo pois ela solta muita água, caso prefira deixe em um escorredor por volta de 30 minutos apenas com sal para tirar o excesso da água e só depois leve à frigideira.
Depois acrescente a abobrinha, o tomate e por ultimo o damasco seco cortado bem pequeno. Acerte o sal e a pimenta e deixe refogar até o damasco soltar o seu sabor.

Sirva com um grelhado, pode ser carne vermelha, peixe ou um lombo assado (como eu fiz).

É assim que eu entro em forma Lá Na Minha Cozinha!


terça-feira, 9 de novembro de 2010

Bife Wellington

Como todas as receitas que assitos no programa do Claude Troisgros (Que Marravilha!), essa também ficou na fila de espera até chegar um final de semana de tranquilidade...É um pouco trabalhosa e meio demoradinha...

Foi a manhã toda do domingo de trabalho e o almoço só saiu por volta das 15hs....Portanto requer programação e um reforçado café da manhã.

A foto não ficou mais bonita porque tinha alguém muito esfomeado puxando o prato...rs


Purê de Cogumelos
- 250 grs de cogumelo paris fresco
- 02 colheres de sopa de cebola picada
- 1 copa de água
- 01 colher de sopa de alho
- 100 ml de creme de leite fresco
- sal
- pimenta do reino moída
- azeite

Lave e corte os cogumelos em pedaços, junte agua e bata até formar um creme (eu não cheguei a usar toda a água), mas se precisar pode colocar até mais. Em uma panela refogue a cebola e o alho no azeite, adicione o purê de cogunelos e coloque os demais temperos; deixe reduzir em fogo baixo até ficar bem consistente. Junte o creme de leite, aqueça até ferver, desligue e leve a geladeira para descansar e ficar firme.

Filé Mignon
- Peça inteira de 600 grs de filé mignon
- sal
- pimenta do reino
- azeite

Tempere o filé com o sal e a pimenta. Em uma frigeira esquente um fio de azeite e sele o filé de todos os lados. Evite furar com garfo para que ele conserve o sangue e dessa forma fique mais suculento na hora de assar. Depois de pronto seque com um pano de prato limpo, enrole no mesmo pano e leve a geladeira por 15 minutos.

Para Montar o Filé Mignon
- 14 fatias de presunto de Parma
- 400 grs de massa folhada caseira ou congelada
- 4 gemas

Em uma superfície lisa abra um pedaço grande de papel filme, disponha as fatias do presunto de parma lado a lado sobre ele (sem deixar espaços). Cubra o presunto com o purê de cogumelos, cuidado para não exagerar na quantidade de purê para que não fique sobrando quando for enrolar. Coloque o filé por cima e com a ajuda do papel filme enrole ele no parma, tome cuidado com as pontas, aperte bem. Depois de feito o rolinho leve à geladeira por 30 minutos. Enquanto isso, abra a massa folhada com o auxílio de um pouco de farinha de trigo; deixe a massa fina o suficiente para enrolar no filé depois. Pincele as gemas sobre a massa já aberta, retire o filé mignon da geladeira, e já sem o papel filme diponha-o sobre a massa e enrole, tomando cuidado para não deixar nenhuma parte aberta sem massa.
Pincele novamente com a gema e leve à geladeira por mais 30 minutos. Após leve o filé ao forno pré aqueça em 180° por aproximadamente 40 minutos ou até a massa dourar.

Molho de Vinho
- 01 cebola roxa picada
- 03 dentes de alho picados
- pimenta branca em grãos
- tomilho fresco
- louro
- alecrim
- 1/2 xícara de chá de vinagre balsâmico
- 1 xícara de chá de vinho do porto
- 01 xícara de chá de vinho tinto syrah (eu usei o que tinha aberto)
- 250 grs de manteiga gelada

Na mesma panela que foi feito o filé, colque um fio de azeite e refogue a cebola e o alho.
Adicione o louro, o alecrim e o tomilho, amasse a pimenta com uma faca e acrescente ao refogado. Coloque o balsâmico e o vinho do porto e deixe reduzir até quase secar (fique atento pois o processo não é tão denorado). Depois coloqueo o vinho tinto e deixe reduzir novanetem até mais ou menos 3/4 do total. bata no liquidificador com a manteiga, acerte o sal e sirva imediatamente junto com o filé.
(o meu molho não deu tãoooo certo, mas o sabor ficou ótimo...vou ter que tentar faze-lo novamente pois é um excelente acompanhamento pra carnes vermelhas)

Agora é só fatiar o Bife Wellington, acresentar o molho e batatas para acompanhar.

Eu fiz batatas ao murro, em breve ponho a receita aqui. É super fácil!

É assim um típico almoço de domingo Lá Na Minha Cozinha!